Os aquecedores de passagem se destacam por serem equipamentos compactos, seguros e de alta eficiência, proporcionando grande economia de combustível quando comparados com sistemas com reserva de água quente.
Antigamente, esses aparelhos eram limitados pela baixa vazão de água quente, porém, hoje em dia existem modelos de alta vazão, além de equipamentos que podem ser ligados em série atendendo desde aplicações residenciais com grande consumo, até instalações comerciais e industriais com grandes necessidades de água quente.
Suas grandes vantagens são o pouco espaço ocupado e também economia, uma vez que só são acionados no momento em que algum ponto de consumo de água quente é aberto.
Além disso, hoje temos aparelhos com tecnologia de "condensação" com perdas de calor mínimas e rendimento próximo aos 100%.
São elétricos, a gás, solar ou mistos integrando todos os sistemas.
Mais indicados para casos onde existe a necessidade de acumulo de água quente, como nos casos onde temos aquecimento solar ou aquecimento elétrico.
Também são utilizados em sistemas que demandam grandes vazões de água quente, como hotéis, motéis, hospitais, etc.
A sua grande vantagem é o fato da água quente estar acumulada e na eventual falha ou falta da fonte de aquecimento, o usuário ainda pode contar com a água quente acumulada no reservatório.
No caso de sistemas mistos, a grande vantagem é de poder sempre contar com outra fonte de aquecimento, por exemplo, em um sistema misto solar com apoio elétrico, na falta de sol o sistema será aquecido pela resistência elétrica.
As suas desvantagens são o grande espaço que ocupam e também suas perdas térmicas.
São sistemas de aquecimento onde é utilizada a energia solar para gerar água quente para uso residencial, comercial ou industrial.
Muito utilizada e difundida por se tratar de uma fonte energética abundante, renovável, gratuita e não poluente.
O aquecimento se dá através da passagem da água pelos coletores solar (placas), retornando à água aquecida para um reservatório térmico onde fica armazenada e disponível para utilização.
A MKR Instamaq trabalha somente com sistemas de aquecimento solar de alta eficiência, que são aqueles onde os coletores solares recebem a aplicação de películas seletivas que aumentam em muito sua eficiência térmica.
Dentre esses produtos, destacamos a tecnologia solar mais avançada do mundo, que são os coletores solar compostos por tubos de vidro a vácuo. Esses tubos têm alta capacidade de aquecimento, elevando a temperatura da água independente da temperatura ambiente externa, funcionando inclusive em dias nublados.
Por sua alta performance e flexibilidade de instalação, são altamente recomendados para aplicações que exijam grande produção de água quente ou lugares com pouco espaço disponível para instalação.
As centrais térmicas MKR Instamaq foram desenvolvidas para atender sistemas centrais de abastecimento de água quente para consumo, juntando o melhor de dois sistemas, de acumulação e de passagem.
Neste sistema o tanque serve apenas para armazenar a água quente que é gerada nos aquecedores de passagem, proporcionando maior eficiência, segurança, economia de combustível, maior recuperação de água quente e maior durabilidade do reservatório, uma vez que se pode trabalhar com temperaturas mais baixas e a chama não está em contato direto com a chapa do tanque
As centrais térmicas MKR Instamaq são moduláveis podendo ser projetadas para cada cliente de forma a se adaptar a cada necessidade.
Os módulos de aquecimento direto MKR Instamaq foram desenvolvidos para atender clientes com necessidades de grandes vazões de água quente para consumo.
Sua grande vantagem é a capacidade de trabalhar com módulo eletrônico de gerenciamento por demanda, onde o funcionamento dos aquecedores é automaticamente ajustado para atender a vazão imediata de água quente nos pontos de consumo, gerando dessa forma grande economia de combustível.
Por serem compactos, sua instalação requer pouco espaço facilitando muito sua adequação em residências e apartamentos.
Caldeira mural é um sistema integrado para aquecimento de água e calefação.
A Caldeira Mural (ou "Gas Boiler") é um aparelho com função dupla, fornecendo água quente para o banho e torneiras, e também alimentando, via circuito fechado, um sistema de calefação, que pode ser do tipo radiador, fancoil ou piso radiante.
Desenvolvidas sob as mais novas tecnologias de combustão, mais seguras, mais eficientes e ecológicas, com desenvolvimento amplamente experimentado e testado, são produzidas em versões otimizadas e garantem o máximo de eficiência, segurança e durabilidade.
Graças as modernas técnicas construtivas das geradoras de água quente de fluxo reverso INSTAMAX, as perdas de calor por irradiação são muito baixas, podendo-se operar com potências reduzidas e alto rendimento.
Suas maiores inovações são o corpo aquecedor em aço especial, com retenção controlada dos gases através de defletores, o que garante um elevado rendimento térmico, câmara de combustão e pressurização com cargas térmicas reduzidas produzindo menor ruído, circuito de intercâmbio térmico equilibrado para o qual foram desenvolvidos sistemas capazes de produzir o máximo rendimento térmico com redução no consumo de combustível e câmara de combustão compacta.
A MKR Instamaq trabalha com os principais sistemas para aquecimento de piscina.
O sistema ideal para cada cliente será determinado por fatores como, local da instalação, área disponível para instalação, tipo e forma de utilização da piscina, assim como abastecimento de gás ou de energia elétrica do imóvel ou, da região onde este está localizado.
Comumente chamados de "bombas de calor", são equipamentos que funcionam trocando calor do ar ambiente para a água da piscina.
São os equipamentos mais utilizados para aquecimento de piscinas, uma vez que sua instalação é relativamente simples e seu consumo de energia, dependendo da temperatura ambiente é baixo.
O problema desses equipamentos é que, conforme a temperatura ambiente se torna baixa, seu desempenho cai e consequentemente seu consumo de energia aumenta.
Além disso, deve ser considerado o barulho emitido pelo ventilador da máquina que pode incomodar alguns usuários ou vizinhos.
O primeiro aquecimento de uma piscina com esse sistema varia em torno de 48 horas, podendo variar de acordo com a temperatura ambiente, e após atingida a temperatura desejada, o equipamento irá ligar e desligar para manter essa temperatura constante.
São utilizados em grande escala, pois proporcionam grande flexibilidade aos proprietários de piscina.
Suas melhores características são a capacidade de agregar temperatura a piscina de forma rápida, mesmo nos dias mais frios do ano, além de serem equipamentos compactos, que não necessitam de grandes áreas para sua instalação.
Diferente dos outros sistemas de aquecimento, os aquecedores a gás conseguem atingir temperaturas bem altas e por isso mesmo, além de aquecer piscinas, são muito utilizados para aquecimentos de spas, onde além dos usuários quererem um aquecimento rápido, exige-se muitas vezes temperaturas acima dos 35º C.
Pela sua característica de rapidez no aquecimento, é um sistema onde o usuário pode decidir por aquecer a piscina somente em dias determinados ou em eventos específicos.
Apesar de sua alta eficiência térmica e sua rapidez, o aquecimento a gás da piscina pode custar muito caro quando comparado a outros tipos de aquecimento, principalmente nos meses mais frios do ano.
O primeiro estágio de aquecimento de uma piscina com sistema a gás fica abaixo de 24 horas, dependendo do projeto, e após atingida a temperatura desejada, o equipamento irá ligar e desligar para manter essa temperatura constante.
São sistemas de aquecimento onde é utilizada a energia solar para aquecer a água da piscina.
Muito utilizada e difundida por se tratar de uma fonte energética abundante, renovável, gratuita e não poluente.
O aquecimento se dá através da passagem da água pelos coletores solar (placas), retornando à água aquecida para a piscina.
Normalmente são associadas a outra fonte de aquecimento como elétrica ou gás, uma vez que não há como garantir sol todos os dias do ano.
Podem ser instalados em edificações novas ou já existentes.
Sistemas mistos são aqueles onde utilizamos mais de uma fonte de aquecimento.
Após análise criteriosa do tipo de instalação, localização outras informações obtidas com o usuário, determina-se quais e quantas serão as fontes mistas de aquecimento para cada caso.
Os sistemas de aquecimento mistos agregam sempre o melhor de dois ou mais sistemas.
Como exemplo, o sistema misto mais utilizado é o sistema de aquecimento solar com apoio de um sistema a gás.
Nesse sistema temos a melhor característica do sistema solar que é o baixo custo para aquecimento da piscina, associado a melhor característica do gás que é a capacidade de atingir altas temperaturas na piscina mesmo nos dias mais frios do ano.
Considerando essas duas características teremos uma piscina que na maior parte do ano se manterá aquecida com baixo consumo, graças ao aquecimento solar, mas que na ausência do sol ou nos dias do ano em que a insolação disponível não é suficiente para atingir a temperatura desejada na piscina, tem o sistema a gás para garantir o complemento dessa temperatura de forma rápida e independente da temperatura ambiente.
Importante: